Folhagens na decoração

Oi gente!

As folhagens são reconhecidas como o enquadramento essencial de todos os arranjos de flores. Quando usadas com criatividade, as suas cores, formas, texturas e aromas fazem realçar naturalmente qualquer espécie de flor.

Mas podem sozinhas, ser uma boa e moderna alternativa para baixar o orçamento da decoração da festa. Elas são muito resistentes e vivem sem dificuldade numa jarra com água durante vários dias. O que facilita muito na decoração da cerimônia/recepção.

Além disso, são uma opção interessante para quem não gosta muito de flores (acredite, existe sim!).

Eis algumas mais usadas:

Aspidistra

(Aspidistra eliator)


Encontrada entre junho e março, tem folhas grandes e lanceoladas com nervuras centrais bem marcadas de um verde lustroso.

Constitui uma excelente ramagem para arranjos vistosos ou de grandes dimensões, mas é igualmente adequada como pano de fundo para rosas e flores tropicais.

Pode durar duas semanas na água.

Espargos ornamentais

(Asparagus virgatus)


Trata-se do enchimento perfeito para qualquer arranjo floral, encontrado durante o ano todo.

 A sua folhagem escura e acicular, com aspecto de arbusto, confere carisma a bouquets e grinaldas e personalidade a trabalhos florais de todos os tipos durante uma semana ou mais.

Eucaliptos

Small gum (Eucalyptus parvifolia) e Baby blue(Eucalyptuspulverulenta)

Encontrados entre maio e novembro, são fortes e rijos e cada um tem a sua própria tonalidade, forma e disposição das folhas e uma fragrância agradável e limpa. A mistura perfeita para adicionar cor, textura e aroma a bouquets e qualquer outro arranjo floral, podendo durar até duas semanas.

Fetos foxtail

(Asparagus meyeri)

Encontrados durante todo o ano, possui aparência densa como uma nuvem.

A folhagem que lembra uma pluma cilíndrica e o tom de um agradável verde claro, fazem desta planta um complemento de charme que favorece qualquer trabalho floral.


Fetos Ming

(Asparagus macowanii)

Adoram orquídeas, mas também casam lindamente com a maioria dos designs com flores tropicais.

As suas grandes folhas ornamentais aciculares, de cor verde floresta, possuem um caule de um distinto cinzento prateado e um ramo rígido.

Encontrado durante o ano todo e dura na água por até dez dias.

Fetos ornamentais

(Rumohra adiantiformis)

Planta grande, escura e brilhante e de caule forte e flexível dura na água por até duas semanas.

Encontrada durante o ano todo, é uma base ideal para os bouquets e complemento para a maioria dos outros arranjos florais.

Fetos sprengeri

(Asparagus densiflorus)


Encontrados durante o ano todo, são fetos elegantes com um caule forte e comprido que suporta raminhos densos cobertos de agulhas verde claro.

São oriundos da África do Sul e duram dez dias na água.

São perfeitos para serem usados em cascata na base de grandes arranjos e ideais para a confecção de grinaldas.

Filodendro 

(Philodendron bipinnatifidum)

Conhecida também como banana de imbé, banana de macaco, banana de morcego, guaimbê, imbê, imbé e banana do mato.
Possui folhas grandes ornamentais, profundamente recortadas, pouco ou não crespas, o que a torna uma planta escultural, diferente. Apresenta coloração verde escura e muito brilhante e tolera baixas temperaturas.

Folhas de Ficus

(Ficus benjamina)

São folhas bem verdes, vendidas soltas, que fazem um contraste bem bonito principalmente com flores brancas.

Podem ser usadas dentro do vaso, em volta dos pés da mesa do bolo, ao redor da nave da igreja. É só usar a criatividade.

Medronheiros

(Arbutus unedo)

Esta folhagem de um verde escuro brilhante e borda dentada, constitui um belo pano de fundo para qualquer arranjo floral. É encontrada durante o ano todo.

Palmeira de Ráfia

(Rhapis excelsa)

Também é conhecida como rafis, possui folhas estreitas, frisadas e com palmas que lembram um leque aberto. É uma planta de folhagens ornamentais e que fica muito bem em vasos dispostos em ambientes fechados ou em cantos pouco ensolarados. É uma palmeira muito versátil e atrativa em vários lugares.  Mas não tolera geadas, ambientes muito secos ou com ar condicionado por tempo prolongado.

Ruscus italiano

(Danae racemosa)

Podendo durar até duas semanas, esta planta de caule em forma de folha, pontiagudo e lustroso, e ramos verdes e castanhos, é típica da região do mediterrâneo.

Sendo encontrada de junho até janeiro, é atraente e fica bem em qualquer tipo de arranjo floral.

Salix

 (Salix babylonica Tortuosa)

Estes ramos de salgueiro flexíveis, ondulados e surpreendentemente fortes são encontrados durante o ano todo e podem ser entrelaçados e encaixados para criar decorações florais delicadas e fazer deslumbrantes complementos a qualquer tipo de arranjos de flores.

Conhecendo um pouco melhor as folhagens, basta deixar o preconceito de lado e começar a vê-las tão glamurosas quanto as flores. Mas para isso, devem ser feitos arranjos bem cheios e com vários tipos diferentes. Um mix de texturas pode deixar o efeito bem legal.

Como nas listas das flores devo dizer que essa é uma pequena lista da infinidade de tipos de folhagens que podem ser escolhidas.

Conversando com um florista, que considerará todos os fatores importantes como período do dia, época do ano, local da recepção/cerimônia etc., ele mesmo poderá sugerir outras além dessas para acrescentar ao que vocês gostariam. O interessante aqui é conhecer as possibilidades e deixar a criatividade levá-los.

Bjs!

😉

Créditos:

http://www.cultivando.com.br

http://www.jardineiro.net

http://flores.culturamix.com

http://www.vivaterra.org.br

http://www.frupor.com

2 comentários em “Folhagens na decoração

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s