Como escolher o bouquet?

Oi gente!

Como prometi, este post é sobre os bouquets de noiva.

Complementos do vestidos, sua escolha é tão importante quanto a deles, devendo estar em completa sintonia com o estilo e personalidade da noiva, além do estilo e tema da evento.

Nos posts sobre as flores, estão a época em que são mais encontradas, além dos significados  das flores listadas, e de suas respectivas cores, que servem não só para a  escolha das que serão usadas na decoração, mas também, e principalmente, para a escolha dos bouquets, “companheiros” das noivas, símbolos de fertilidade  e detentores de uma magia tradicional que faz parte do ritual do casamento.

Na verdade, diria que a escolha do bouquet orientará a decisão sobre as flores da decoração, que seguirão a mesma idéia, harmonizando suas cores e estilos ao tema.

Mas, como já disse naqueles posts, o ideal é que as flores usadas nos bouquets sejam diferentes das da decoração, até para não parecer que foram usadas as sobras.

Além do modelo do vestido, significado e cor das flores e estilo da decoração, o horário e local do evento devem ser levados em consideração no momento dessa decisão. Casamentos mais informais e durante o dia pedem bouquets mais leves e acabamentos mais despojados. Casamentos durante a noite permitem bouquets maiores, com cores mais fortes, acabamentos mais pesados e glamourosos.  Eventos mais formais, flores mais formais e elegantes, contensão nas cores. Mas, claro, que isso vai depender do biótipo, gostos e preferências da noiva. Falando nisso, bouquets prosporcionais à altura da noiva deixarão o visual mais harmônico. Por exemplo, noivas mais baixas geralmente ficam melhores com bouquets redondos. Como a maioria dessas escolhas é feitas com base em fotos de trabalhos do florista, usando o bom senso e não tendo vergonha de tirar todas as dúvidas quando surgirem, essa decisão será facilitada. Pergunte se ele não tem com ele um modelo de cada tipo para que você possa se ver no espelho. A escolha é  sempre mais eficaz quando enxergamos as diferenças, né?

Lembre-se também de levar ao florista a cor exata que deseja em seu bouquet, porque o seu vermelho pode ser diferente da que o profissional pensará. Além disso, pense que se vai carregá-lo com uma mão ( o que é o comum), deve-se exigir o mínimo de conforto para isso, assim evita-se uma noiva desejando se livrar o mais rápido possível de seu acessório principal. Problema facilmente resolvido se conversado abertamente com o profissional contratado.

Vamos aos tipos de bouquet?

Braçada

Este modelo leva esse nome pois é composto por um maço de flores apoiado no braço da noiva. Pelo fato das flores ficarem mais despojadas e fora de forma, algumas pessoas dizem que é mais indicado para casamentos informais.

Normalmente feito de tulipas, copo de leite ou lírios.

Mais indicado para mulheres altas. Noivas que estão acima do peso podem encontrar neste modelo uma boa saída para disfarçar a barriguinha.

Cascata

Tem formato triangular, imitando a caída da água nas cascatas.

Também conhecido por cacho de uva, esse modelo tem em média 45 cm de tamanho, mas pode ser maior ou menor, dependendo da vontade da noiva.

Não é o mais indicado para noivas baixinhas, pois o visual pode parecer desproporcional, mas pode ser usado tanto pelas magras como pelas que estão acima do peso.

Redondo

Tradicional e romântico e um dos mais pedidos entre as noivas brasileiras.

O bouquet redondo possui cerca de 30 a 40cm, tem menos partes verdes (folhas e caules) e mais flores.

É o mais indicado para as noivas mais baixas e o menos indicado para noivas que estão acima do peso, principalmente os modelos mais cheios.

Junto com os tipos de bouquets, escrevi algumas regrinhas que foram criadas para uma orientação bem global e genérica. Para as noivas que querem tomar uma decisão mais prática, sem perder muito tempo, essas regras podem servir. Mas sempre aconselho clientes e amigas a escolherem com base no que vêem. É experimentando que conseguimos enxergar o que melhor se adéqua ao nosso corpo, ao nosso estilo, à nossa personalidade. E só conseguimos isso experimentando o que quer que seja e nos olhando no espelho.

Hoje em dia algumas noivas estão optando por um arranjo mais simples e clean, com apenas uma flor.


Muitas noivas gostam de carregar consigo um terço junto além do bouquet que pode ser enrolado na mão ou mesmo no buquê.

Podem querer também um objeto de família ou algo comprado especialmente para a ocasião.

Ah! Antes que eu me esqueça. Existe uma flor, que não coloquei nas outras listas mas que é muito procurada para os bouquets.

A Callas cujo simbolismo está intimamente ligado ao lado feminino do

“momento do casamento”, demonstrado claramente pelas belas curvas,

maciez   e benevolência de suas flores, ligando todo o conjunto à natureza da

mulher.

É isso, gente!

Dadas as alternativas, cabe a você, noiva, escolher a que se encaixa no seu tão sonhado evento.

😉

Bjs

Créditos

http://www.decoracoesparacasamentos.com

http://www.florencanto.com.br

http://www.inovardecoracao.com.br

http://www.noividades.com

http://onossocasamento.pt

http://www.noivaebouquet.com.br

http://www.stylemepretty.com

http://flaviasoares.com.br

http://www.projectwedding.com

http://www.theknot.com

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s